O QUE É O BGA?

EXPERT EM MANUTENÇÃO DE INFORMÁTICOS

Reparo na Placa Mae do Imac, Mac Pro, Macbook, Ultrabook, Notebook, PC Gamer, Isso tambem serve para novos equipamentos de imagem “Equipamentos Eletromedicos-Hospitalres” ( BGA ) Vale a pena ou não?

Olá a todos pessoal, Me Chamo Rogerio, tenho formação na área de Eletronica e trabalho com a manutenção
a muitos anos, desde Menino. antes de mais nada gostaría de agradecer pelo reconhecimento do nosso trabalho, venho a alguns anos divulgando alguns Videos, não sendo nesta área de Informatica... Trabalhei com manutenções em outros equipamentos ao longo da minha carreira, Eletronica Embarcada, Informatica, outros... E Hoje Atualmente Equipamentos Medicos Hospitalares.
Hoje vim falar um pouco sobre a minha experiência de mais de dez anos em manutenções de Informaticos onde incluo os tao Famosos Imacs, Macbooks, Ultraboocs, Notebooks e que também incluem alguns equipamentos Hospitalres. não sou nenhum MISTER M da Eletronica, quero apenas compartilhar o certo e expor aqueles maus profissionais que apenas querem lucro acima de tudo, deixando o mais importante de lado....
O cliente!!!

O conteúdo abaixo é longo e de extremo conhecimento técnico e didático, tanto para clientes quanto para profissionais, após ler o conteúdo por completo você entendera um pouco o que e o tao falado BGA
BGA, simplesmente o pesadelo para muitos...

Já faz um tempo que gostaria de escrever sobre este defeito "BGA" que existem muitos culpados envolvidos, entre eles: fabricantes, ambientalistas, consumidor ...etc e acredito que o menos culpado é o consumidor que sempre é pego de surpresa. Bem, geralmente isso não ocorre dentro do prazo de garantia, leva em torno de 2 anos para notar os sinais de que seu Mac, Imac, Ultrabook, Pc Gamer, Notebook já não está aquelas coisas, é claro, não são todos, mas os que são propicios a dar problema, um dia irá acontecer, seja cedo ou tarde.

Casos mais comuns:
O Usuário tem seu Mac, Imac, Ultrabook, Pc Gamer, Notebook funcionando perfeitamente quando de repente ele para de funcionar parcialmente ou totalmente , em alguns casos o equipamento nem liga, pode exibir a imagem com deformidades, quadrados, riscos, linhas horizontais ou verticais, manchas, cores erradas, ter que insistir para ele ligar, ligar e reiniciar em seguida, ligar e não dar video, ligar e passar vídeo apenas para o monitor externo, ligar e desligar meio segundo depois, ligar e funcionar por alguns minutos e desligar ou reiniciar, não reconhece wireless e USBs, não reconhece o HD... enfim... após uma luta árdua corre para uma assistência técnica e é informado que o defeito é na placa mãe, ou na placa de Video (vai depender de qual Equipamento), mais específico em um tal de BGA. Mas o que é exatamente este problema? o que ocorre? por qual motivo isso acontece? Estas perguntas e muitas outras vem a mente de quem tem um equipamento nesta situação, que comprou um equipamento acreditando na marca e agora após o término da garantia está com um verdadeiro PEPINO nas mãos e está na dúvida se o conserto vai realmente funcionar ou não .. se vale a pena ou não .. vendo o equipamento no estado e compro um novo? qual será a melhor solução para o meu caso?

QUAL REALMENTE É O PROBLEMA?

* O problema está relacionado com o ponto de fusão da solda utilizada no chip, ou seja está muito baixo causando falhas na comunicação do componente.
Ponto de solda Soltando ou Quebrado

PORQUE ISSO ACONTECE?

O sistema de refrigeração do equipamento não é eficiente o bastante para que possa dissipar o calor gerado quando está sendo utilizado por muito tempo de uso sem uma manutenção preventiva que e indicado pelo menos a cada seis meses.

Pois com o passar do tempo os dutos de ar se entopem, e nos casos dos aparelhos maiores as pastas térmicas e também os elastômeros perdem as suas propriedades e passam a não ter mais nenhuma ação que e a de dissipar o calor, isso com o tempo faz o equipamento trabalhar em altas temperaturas ... essa elevada temperatura ao longo do tempo faz com que a solda sofra micro-fraturas fazendo o equipamento parar totalmente ou parcialmente.

Pesquisando na internet muito se fala sobre a tal solda LEAD-FREE que é uma solda isenta de chumbo que é mais rígida e entra em fusão a uma temperatura bem maior que a TIM-LEAD que contém chumbo, isso devido a uma norma ambientalista que entrou em vigor em meados de 2005 com ênfase no TRATADO DE KYOTO que forçou alguns países a removerem e buscarem novos tipos de tecnologia e inibir o uso de substâncias que poluem o planeta em linha de produção , isto inclui o chumbo, então os equipamentos fabricados à partir de 2006 já começavam a sair de fábrica com a tecnologia de soldagem isenta de chumbo. Hoje em dia todos os Informáticos utilizam dessa tecnologia e muitas assistências colocam a culpa no "defeito do BGA" nessa nova tecnologia de soldagem.

Mas na verdade o que realmente tenho analizado ao longo dos anos fazendo reparos em BGA´s é que há uma certa negligência com o sistema de refrigeração dos BGA´s em vários fabricantes, alguns fabricantes nem dissipadores de calor colocam sobre o componente, ou falhas de projetos que obrigam o fabricante a colocar adesivos térmicos grosseiros ( elastômeros coberto por uma fina chapa de metal, ou aluminio ) no lugar da tradicional pasta já que o dissipador não encosta na superfície do BGA, o adesivo cumpre seu papel , mas dependendo da expessura ele acaba concentrando calor a mais fazendo com que o mesmo trabalhe em altas temperaturas ( dentro do limite do fabricante do BGA ) porém isso acaba danificando mais facilmente as soldas LEAD-FREE muito mais que as soldas com chumbo. redução de custo? SIMMMM ... um sistema de refrigeração mais elaborado requer pesquisas mais elaboradas e gastos com materiais como o cobre que dissipa muito bem o calor , cooler adicional e o consumo deste cooler que implica diretamenteno consumo de energia.

Solda LEAD FREE

Equipamentos Atuais tem os processadores soldados na placa utilizando a tecnologia BGA ... ou seja ... já não temos apenas placas de vídeo e chipsets propícios a dar o defeito de solda fria ou seja , a atenção com a manutenção preventiva e a troca da pasta térmica é fundamental, os processadores atuais esquentam pouco mas o sistema de refrigeração foi simplificado deixando o aparelho muito propício a super aquecer fácil devido falta de manutenção.

E agora tenho um equipamento com este defeito tem solução?
Quais as Soluções Possíveis???
* Reflow - Ressoldagem, ou seja o chip é aquecido com uma estação de retrabalho de BGA fazendo com que as esferas de solda voltem a se unir novamente, e assim o equipamento volta a funcionar.

* Reballing - Troca das esferas de solda por uma com chumbo é a solução mais eficiente que o Reflow porém mais delicada e cara. Ainda é possível comprar esferas de chumbo para se efetuar o serviço , mesmo está sendo proíbida em linha de montagem.

* Replace - é o procedimento mais caro trata-se de efetuar a remoção do chip com as esferas ruins e substituí-lo por um chip novo com esferas LEAD -FREE de fábrica.
* Troca da placa por uma NOVA vinda de fábrica, muita das vezes o processo de mão de obra somado a troca do chip fica bem perto e as vezes até mais caro que a troca da placa.

Lembrando que em todos os casos é necessário a instalação de uma chapa de cobre para preencher o espaço do bga e dissipador , retirando o elastômetro somado a aplicação de pasta térmica eficiente e uma atualização da BIOS do equipamento.

BIOS do computador

QUAL É A RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO DOS PROCESSOS DE REPARO?
* Reflow - é o processo mais barato, porém é somente um Paliativo, o defeito ira reincindir devido as esferas de solda serem as mesmas. É muito utilizado e recomendado como diagnóstico técnico para identificar o defeito de solda fria, ou para aquele cliente que quer dar uma sobrevida ao equipamento sem gastar muito. Normalmente é um serviço "sem garantia" que seja eterno enquanto dure. MAS CUIDADO!!!! MUITAS ASSISTÊNCIAS COBRAM ABSURDOS PELO REFLOW, as vezes com soluções bem "porcas" e entregam o equipamento ao cliente como se o problema fosse totalmente resolvido... MENTIRA!!!! Esse equipamento não ira funcionar por muito tempo.

* Reballing - é bem mais caro, pois é um serviço quase que artesanal e de extrema precisão técnica, é recomendada quando se pretente permanecer com o equipamento por mais tempo, é bem mais eficiente a longo prazo que o reflow mas não há troca do chip Depende do equipamento , estação de retrabalho BGA Experiencia do Profissioanl Tecnico e uso diário do cliente, este conserto pode ate durar mais de 1 ano.

* Replace - é o mais caro dos processos, porém a mais recomendada quando o chip já sofreu algum tipo de reflow ou reballing mal executado causando bolhas e danificando o BGA .é mais caro pois há a troca do chip e normalmente se utiliza INFRA-RED para sua soldagem na placa mãe já que a temperatura de fusão da LEAD-FREE é muito alta e dificilmente uma estação simples consegue manter essa temperatura sem causar empenos e bolhas na placa e no chip. E a sua garantia sempre é a mais duradoura. dura em 2 anos.

* Troca da placa. é o mais recomendado e geralmente o mais caro, é o processo que da tranquilidade tanto para o cliente quanto para o prestador de serviços , o equipamento recebe uma nova placa de fábrica e todas as falhas de refrigeração são analizadas para o defeito não ser reincidente após um longo período de uso. sua garantia tem entre 1 ano ou 18 meses em toda a placa e não apenas no BGA como as soluções acima.

Vale ressaltar que muitas das placas "NOVAS" vendidas no brasil encontradas facilmente no mercadolivre e em outros sites são na verdade placas USADAS/RECONDICIONADAS em estado de nova, com uma vida útil mais Abreviada, sempre optamos por placas 100% vinda de fábrica ou de distribuidores autorizados ou até mesmo via importação que em alguns casos se torna inviável devido a nossa carga tributária.

*Depende do Equipamento*
As informações aqui contidas refletem mais que uma realidade de mercado.

Acreditamos que o serviço bom é aquele que você faria para sí mesmo, não visando o financeiro e sim a satisfação do cliente em ter o seu aparelho de volta sabendo que o serviço foi muito bem executado.
Transparência e honestidade levam qualquer empresa a ser referência de seus serviços!!!